sábado, 30 de abril de 2011

Dia da Mãe


A iniciativa de festejar o “Dia da Mãe” teve origem nos Estados Unidos da América e ficou a dever-se a Anna Jarvis.

Em 1904, quando a sua mãe morreu, decidiu homenageá-la chamando a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães.

Três anos mais tarde, a 10 de Maio de 1907, reuniu a família e amigos nessa mesma igreja para celebrar o primeiro Dia da Mãe.

Enviou para a igreja de Grafton 500 cravos brancos para serem distribuídos e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas -.

Dada a grande aceitação desta iniciativa, Anna Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes tais como ministros, políticos e homens de negócios com o intuito de instituir o Dia da Mãe a nível nacional.

Esta campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.

Este dia é hoje celebrado em praticamente todos os países, embora em datas diferentes.

Em Portugal já foi comemorado a 8 de Dezembro, que era também o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal e, actualmente, celebra-se no primeiro domingo de Maio.

Hora do Conto: "O Coelhinho que não era de Páscoa"

Estamos quase na Páscoa! Desta vez, a hora do conto inspirou-se na história “O Coelhinho que não era de Páscoa”. Assim, ao longo da primeira semana de Abril a biblioteca escolar recebeu os alunos do 4º D e do 2º A, da EBI de Minde e os meninos do Jardim de Infância de Minde.
Para além da apresentação da história, em powerpoint, foram também organizados jogos.