quarta-feira, 18 de abril de 2012

Semana da Leitura no Agrupamento



À semelhança dos anos anteriores, o Agrupamento de Escolas de Alcanena promove a Semana da Leitura dinamizando atividades de incentivo à leitura.
Pretende-se com esta iniciativa envolver diversos setores da comunidade escolar e da comunidade em geral.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vencedor do Concurso “Cartas de Amor”

De entre as diversas cartas a concurso, o vencedor apurado foi o aluno Rafael Mateus, do 5º E, com a carta que a seguir se apresenta:



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dia dos Namorados: Concurso "Cartas de Amor"


Até ao dia 13 de Fevereiro está a decorrer o concurso de Cartas de Amor, alusivo ao Dia dos Namorados, promovido pela BE.
O concurso tem como principais objetivos despertar nos alunos a criatividade e a motivação para a escrita.

Concurso "Alcanena a ler"

A Biblioteca Municipal de Alcanena e as Bibliotecas Escolares das Escolas do Agrupamento de Alcanena estão a promover o Concurso Alcanena a Ler, o qual tem como objectivos motivar os alunos para o desenvolvimento de hábitos leitura, bem como a articulação vertical e horizontal dos curricula escolares.
A participação no concurso está aberta a todos alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.
O concurso decorre em duas fases distintas, sendo a 1ª realizada na escola e a 2ª no Cineteatro São Pedro.
A 1ª prova, de caráter eliminatório, teve lugar no dia 25 de janeiro e foi realizada oralmente com questões de resposta múltipla. Permitiu apurar cinco vencedores por cada ano de escolaridade do 2º e 3º Ciclos.
A 2ª eliminatória, e última fase do Concurso, corresponde à final. Trata-se de uma prova pública e nela será apurado o vencedor por cada ano.
Todos os alunos participantes receberão um certificado de participação, por eliminatória. Os vencedores da final, por ano de escolaridade, receberão um prémio.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012


A Biblioteca Escolar deseja a todos um Feliz Ano de 2012.

 

No dia 6 de janeiro vai celebrar-se o Dia de Reis. Segundo a tradição cristã, este seria o dia em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "uns magos" - os três Reis Magos. A noite do dia 5 de Janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

Histórico
A data marca, para os católicos, o dia para a adoração aos Reis: Belchior, Gaspar e Baltazar que foram convertidos em santos. Neste dia, encerram-se para os católicos os festejos natalícios: são desarmados os presépios e retirados todos os enfeites.

Tradições
Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de deixarem sapatos com capim (erva), na janela, antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam alimentar-se e retomar viagem. Em troca os Reis Magos deixam doces que as crianças encontram no lugar do capim, ao acordar.
Em Portugal, a tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontram escondidos uma fava e um brinde. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.
Em França come-se "Buché a la Renne", que costuma trazer uma coroa e um brinde no seu interior. Quem encontrar o brinde é o rei e será coroado.
Em Portugal e também noutros países as pessaos que moram em pequenas terras costumam ir cantar os reis de porta em porta, recebendo em troca guloseimas, chouriço e dinheiro.

Feliz Dia de Reis!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Feira do Livro na Biblioteca Escolar


Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, está a decorrer a habitual Feira do Livro, na BE da EBI de Minde.
Está exposta uma variada oferta de livros, a preços muito atrativos, com vista a abranger todas as faixas etárias: infantil, juvenil e adulto.
Para além dos alunos da EBI e do Jardim de Infância de Minde, foram ainda convidados a visitar a Feira, os alunos e docentes dos Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo do Covão do Coelho, Casais Robustos, Moitas Venda e Serra de Santo António.